Setembro AMARELO

Você sabia que a cada 40 minutos uma pessoa se mata no Brasil? e a cada 1 minuto uma pessoa tenta o suicídio? E que a cada 40 segundos uma pessoa pensa sobre o assunto?
Hoje iremos falar sobre o movimento Setembro Amarelo iniciado pela CVV (Centro de Valorização a Vida).
Créditos da Imagem: Ubatuba.sp.gov.br


Oque é Setembro Amarelo?
O movimento foi criado no ano de 2015 com a iniciativa do CVV (Centro de Valorização a Vida) que exerce a função de anti-suicido. O principal motivo de ter sido criado o movimento foi para a criação de debates sobre o assunto que na época de 2005 não tinha nenhum debate sobre a questão em si.
 Durante o mês de Setembro é usada a iluminação de cor amarela para simbolizar o movimento e a fita amarela também representa o mesmo movimento.

 Porque amarelo?
 A cor amarele foi escolhida quando um jovem tirou a própria vida enquanto dirigia seu carro amarelo, no funeral dele seus parentes destribaram cartões e fitas amarelas que simbolizavam o veiculo do jovem em apoio as pessoas que pensavam da mesma forma que o falecido.

 Sintomas de um suicida
 O movimento só existe para que as pessoas saibam que podem receber ajuda quando precisam, porém elas preferem não demonstrar que estão sofrendo. Por isso é melhor ficar atentos aos sinais e alguns comportamentos que a vitima expressa:
-Se isolar;
-Falar pouco;
-Não se alimentar;
-Chorar pelos cantos;
-Dizer frases do tipo: "Não sou útil para nada" "Quero acabar com tudo" "Queria estar morta"
-Cortes feitos propositalmente;
-Ansiedade;
-Crise existencial;
 Esses são alguns dos poucos sintomas que a pessoa demostra antes de suicida-se. Infelizmente muitas vezes essas frases e gestos não são percebido ou são ignorados.

Não é "besteira"
 Ainda existe gente que diz que o suicida só quer "chamar a atenção". Más não é nada disso,  a pessoas está em um estado em que não suporta seu sofrimento por um motivo que desgastou seu emocional, ou muitas vezes a pessoa não sabe o motivo por estar assim, ela á quer que seu fim chegue para que sua dor também vá. E frases como:
"Isso passa logo"
"Eu sei como você se sente"
"Para de besteira, você ta muito nova para isso"
Nenhuma desses comentários ajudará em nada. Não irão fazer diferença para uma pessoa que pensa em suicídio. 


Como ajudar
A pessoa precisa de ajuda e você pode salva-la, escute mesmo que seja por horas, seja amigo pois ela está precisando de um companheiro, diga coisas que irão realmente ajuda-la como:
-Eu não sei pelo oque você está passando, mas estou aqui com você.
-Quando estiver triste pode me chamar, estou todo ouvidos.
-Essas coisas vão passar, e eu vou te ajudar.
(É muito importante que não insista como um vendedor mas que sege amigo e fique presente e atento).


Quando não tiver muitas opções ligue para o CVV que terá especialistas para ajudar a vitima ou o amigo que está tentando ajudar. O numero é 188 e está sempre ativo 24horas por dia e totalmente gratuito.

LINK:https://www.cvv.org.br/
';