A misteriosa ilha desaparecida de Atlântida

A ilha que esta desaparecida no fundo do oceano.
Muitos até hoje tentam descobrir sua localização, alguns acreditam que a história é falsa sobre a ilha. Em alguns contos de Platão diz a respeito sobre a possível existência da ilha, ele conta que Atlântida era uma potência naval, sua localização ficava além das Colunas de Hércules, que conquistou a muitas partes da Europa Ocidental e África á 9000 anos antes da era de Solon, Atlântida foi afundando ao oceano depois de uma tentativa fracassada de atacar Atenas.

A menção mais antiga ( século IV a.C ) sobre Atlântida foi a de Platão em dois de seus diálogos ele conta a história de Timeu e Crítias. No primeiro dialogo, um dos personagens de Platão, conta sobre uma civilização que viviam além da Colunas de Hércules que hoje é Estreito de Gibraltar, onde os reis formaram um grande império. No segundo diálogo, Crítias, conta mais detalhes sobre aquela civilização. Conta que, os deuses partilharam a terra, a cidade de Atenas ficou para a deusa Atena e Hefesto, mas a ilha de Atlântida se tornou parte do reino de Poseidon, deus dos mares.

Em Atlântida, nas montanhas que ficava no centro da ilha, vivia uma jovem órfã que se chamava Clito. A história conta que Poseidon acaba se apaixonando por ela e, para poder viver com ela, ela ergueu uma barreira constituída por uma série de muralhas de água e fossos aquíferos em volta da morada de sua amada. Depois de muito anos, eles tiveram 10 filhos em 5 pares gêmeos. Ao filho mais velho, Poseidon deu o nome de Atlas. Depois de ter dividido a ilha em dez áreas circulares e dado aos seu 10 filhos, Poseidon concedeu supremacia ao seu filho mais velhos, Atlas, dando a ele a montanha onde teria poder sobre toda a ilha.


Na ilha existiam distritos (anéis terrestres), em cada um reinavam os monarcas que eram descendentes dos filhos de Clito e Poseidon. Eles eram obrigados a se reunirem uma vez por ano no centro da ilha, onde existia um palácio e o templo a Poseidon, os seus muros eram cobertos com ouro, que brilham ao sol. Esta reunião era um cerimonia em que cada um dos monarca tinha que caçavam um touro. Depois que um deles matavam o touro, eles teriam que beber o sangue e comer de sua carne, enquanto trocavam sincera criticas e cumprimento a luz do luar.

Atlântida era uma ilha de muita riqueza em vegetal e mineral. A ilha não era só magnificamente produtiva em ouro, prata, cobre e ferro, a ilha possuía o oricalco, um tipo de metal que tinha um brilho semelhante ao fogo.


Não se sabe muito de como Atlântida desapareceu. Segundo Platão, a ilha desapareceu depois de um desastre natural (possivelmente um terremoto ou tsunami) cerca de 9000 anos antes de sua era. Outro possível motivo do desaparecimento da ilha, é baseada em uma teoria de Roger Paranhos, em seu livro (Akhenaton - A revolução espiritual do antigo Egito) ele conta que, o motivo pode ter sido o cometa Clóvis, segundo impactos de um ou mais objetos no espaço sobre a terra, entre os anos de 10.900 e 12.900, que acabou formando um novo período glacial que é conhecido como Dryas Recente e o meteoro pode ter atingido a ilha e o afundou.

Em outras tradições, acredita-se que os atlantes eram vizinhos dos líbios que teria os atacado e destruídos pelo exercito dar amazonas.

Outras lendas também conta que, os atlantes era um povo muito avançado que o povo da época, conseguindo prever a destruição que estava chegando em Atlântida, conseguindo então, migrarem para África, sendo os antigos egípcios descendentes dos atlantes.


';